O que fazem quando meus amigos odeiam Deus?

"Meu pai morreu no ano passado." Ele olhou para mim chorando. “Eu orei para que Deus o salvasse e ele não o salvou. Então sim, eu odeio Deus, eu não acredito Nele e nem no seu amor.

Ser cristão não é fácil em conversas como essas. Não há resposta rápida e, às vezes, nem mesmo uma explicação ou defesa para o que nossos amigos experimentam. Ser amigo de alguém que odeia Deus é um dos mais difíceis chamados da vida com Cristo, mas não é impossível.

Embora todos nós venhamos a este mundo separados de Deus pelo pecado, o ódio por Deus é geralmente o resultado de dolorosas experiências na vida: perda, dificuldade e abuso, para citar alguns. Ser amigo de alguém através ou após essas experiências e permanecer fiel às suas convicções e desafiará muitas vezes sua fé. Isso testará seu caráter e sua compaixão. Ao tentar alcançar um amigo que não quer nada com Cristo, tenha em mente essas três coisas.

1. Mostre compaixão.

Pode ser difícil compreender a profundidade da dor de um amigo quando não o experimentamos. Mas onde falta experiência em primeira mão, a compaixão preenche a lacuna. Podemos não ser capazes de identificar com a perda de um dos pais ou um diagnóstico terrível, mas nós podemos oferecer a nossa presença e apoio.

Embora nosso impulso seja encontrar palavras de conforto quando alguém está sofrendo ou tentar criar uma defesa quando alguém diz que odeia a Deus, há momentos em que o silêncio é a melhor opção. Uma demonstração de apoio - de que você estará simplesmente à disposição de seu amigo enquanto ele navega em dificuldades ou em uma temporada de dúvidas - pode ir muito além de um debate.

Reconheça a experiência do seu amigo como real e mostre compaixão por ele. Lembre-se de que o ódio por Deus é o resultado das mentiras de Satanás sobre Deus; mentiras que seu amigo acredita. Essas mentiras devem ser destruídas antes que ele veja Deus claramente, e isso não acontecerá da noite para o dia. Compaixão e bondade são as pedras do caminho para chegar lá.

2. Fale sobre a natureza do pecado.

Aqueles que dizem que odeiam Deus geralmente o odeiam por causa de uma incrível perda ou desapontamento em suas vidas. Eles acreditam que Deus é a fonte de sua dor, e direcionam toda a sua ira para Ele por causa disso. No entanto, Deus não é a fonte do mal, mas a única fonte do bem. Para que seu amigo vá além do ódio, ele precisa entender a natureza do pecado - o que significa que você precisa entender também.

O pecado não era o plano de Deus para este mundo. Morte, dor e sofrimento, tudo quebra seu coração. Ele não queria isso. Ele quer que todos sejam atraídos para os seus braços, para que façam parte da sua família e amem uns aos outros como Ele os ama. Mas quando Adão e Eva escolheram rejeitar o desígnio de Deus para o mundo e fazer a única coisa que Ele os proibiu de fazer, eles escolheram imperfeição, dor, sofrimento e morte sobre a paz e o amor de Deus. E porque todos nós descendemos de Adão, continuamos com essa maldição do pecado através de cada geração.

Saber de onde o pecado vem revela por que o evangelho de Jesus é tão grande: Jesus veio para dar às pessoas uma esperança em um mundo sem esperança. Deus não é a causa da dor; Ele é a solução.

Porque vivemos em um mundo manchado de pecado com pessoas que rejeitam a Deus e a Seus caminhos perfeitos, somos afetados por doenças e abusos. Nós nos machucamos por pessoas que odeiam a Deus. Somos tocados pelo mundo caído em que vivemos. Mas isso não significa que Deus não nos ama - e isso não significa que Deus não ama seu amigo.

3. Explique a natureza de Deus.

A verdade sobre o pecado é importante, mas tão importante quanto é o nosso retrato do amor de Deus por esse mundo em dificuldades. Podemos falar sobre o amor de Deus para nossos amigos, mas se não vivermos uma vida santa, não tendo exemplo, eles ficarão odiando ainda mais a Deus.

Nossa responsabilidade com nossos amigos não salvos é mostrar os dois lados da natureza de Deus: justiça e amor. A justiça de Deus nunca vacila da verdade. Precisamos conhecer a verdade de Deus, plantá-la em nossos corações e estar nela para que saibamos o que é certo e errado no mundo. O amor de Deus nos permite mostrar compaixão àqueles que mais precisam. Compartilhamos o amor de Deus quando vemos além das palavras amargas e animosidade aos corações feridos de amigos que odeiam nosso Deus. Ao fazer isso, trazemos verdade e amor para as pessoas em nossas vidas. Nós os trazemos a Jesus.

Com amor e gratidão,

0 Comentários