Como criar o hábito de ser organizado no dia a dia

Diariamente lutamos para sermos produtivos. Não importa em que estágio da vida você esteja - ensino médio, faculdade, casamento ou uma nova vida com Deus - ser produtivo é a base para fazer tudo no tempo certo, sem estresse e preocupação. Uma rotina diária pode ajudá-lo a realizar essas tarefas com mais graça e produtividade. Espero que essas dicas de alguma forma te ajude, pois elas são a base para que possamos ter um dia produtivo e cheio de coisas para fazer.

1. Anote tudo o que você precisa para realizar nesse determinado dia.

Pegue uma folha de papel, ou compre um caderno ou agenda, no meu caso tenho várias agendas e anote tudo o que você precisa fazer todos os dias. Inclua fazer as refeições para você, vestir-se, ir para o trabalho, fazer o dever de casa depois da escola. Tudo o que você gasta tempo deve estar na lista.

Em seguida, anote tudo o que você quer fazer, mas não pode: coisas como ler, tocar violão, etc.

Volte para sua lista de tarefas e circule as coisas que você poderia fazer antes da escola ou do trabalho. Se você fez isso de manhã, ou quando chegou em casa, quanto tempo livre teria mais tarde? O objetivo é encontrar tempo para si mesmo, agendando horários específicos para realizar as tarefas em questão. 

2. Identifique as áreas que você tem dificuldades.

Em seguida, anote tudo o que estressa você durante o dia. Meus estresses são:

  • Uma casa bagunçada
  • Quarto bagunçado
  • Alguém mexer nas minhas coisas sem permissão 
  • Banheiro sujo

O estresse faz as coisas parecerem fora de controle, mas veja minha lista - todas essas coisas estão sob meu controle. Eu quero que minha rotina diária reduza o estresse, não o aumente, pois o diabo coloca situações para nos desanimar. Mas antes de lidarmos com soluções para esses problemas, faremos uma lista separada de coisas "reduzam nosso tempo".

Anote as coisas em seu dia que levam tempo extra - coisas que você faz, até mesmo hábitos que você não sabia que você tinha, que cortam cinco minutos aqui e ali. Minha lista inclui:

  • Escolher uma roupa para mim
  • Ter um limite nas redes sociais
  • Ler os e-mails assim que eles aparecem no meu telefone
  • Tomar banho em horários fixos
  • Fazer algo quando percebo que têm que ser feito

Cada uma dessas coisas usa nosso tempo precioso nos pequenos detalhes. Eles parecem inofensivos no momento, mas podem fazer com que você se ire.

3. Faça uma planilha semanal para resolver esses problemas.

Agora você sabe o que você precisa fazer e o que você quer determinar no seu dia a dia. Você também sabe o que o estressa e como você está perdendo tempo. Agora faça uma planilha para consertar essas coisas.

Pergunte a si mesmo: “O que posso fazer para resolver esses problemas?” Ao fazer essa pergunta, isso me levou aos meus planos semanais. Eu tenho um plano semanal para estudos, leitura bíblica, limpeza em casa, treinos e refeições (café da manhã, almoço e jantar). O planejamento leva o trabalho a ser concluído, e traz paz a longo prazo. Eu estava me estressando fazendo tudo de uma vez, ou impulsivamente fazendo tarefas como eu as via. Ter uma planilha me ajuda a fazer tudo no tempo certo, evitando-me de todo o estresse.

Como você viu nas minhas listas que me estressam, eu estava lutando para encontrar tempo para escrever, estudar, treinar e fazer mil e uma coisa. No entanto, de alguma forma, encontrei tempo para organizar sempre o meu closet, adiantar posts de meses adianta, fazer os treinos de corrida, ir para o funcional, ir para a academia, ir ao fisioterapeuta entre outras milhares de funções que eu tenho. Para resolver esses problemas, divida as tarefas maiores ao longo da semana. Você pode até planejar o cardápio de sua alimentação e já adiantar algumas refeições no domingo. Limpe sempre seu quarto a noite, ou lave o banheiro quando for tomar banho, ou divida a limpeza por cômodos em certo horário (é o que eu sempre faço, dependendo ser tiver ajuda, já lavo a casa toda). Encontre maneiras que funcionam para você, mas faça um plano e anote-o.

4. Organize sua agenda e junte tudo.

Volte para as tarefas que você pode fazer antes ou depois da escola e do trabalho. Agora decida qual horário você vai se levantar todas as manhãs e quando vai planejar fazer essas tarefas.

Eu gosto de me levantar às 6 da manhã ou antes, oro, leio a palavra, tomo banho, tomo um copo com água e o comprimido com as vitaminas (=,  me arrumo, depois faço o café da manhã, e vou trabalhar. Como trabalho com xerox e meu trabalho é tranquilo, aproveito para fazer os posts do blog, têm vezes que adianto posts de meses adiante e isso têm me trazido conforto e gratidão, respondo emails, uso as redes sociais e etc. Eu saio do trabalho de uma hora, e isso me dá mais tempo. Pela tarde, tenho um descanso curto, leio algumas páginas de meu livro da semana, coloco gelo nos pés ou faço prevenção nos pés, vou treinar corrida, quando chego tomo banho, janto e vou assistir filmes, e assim sigo meu dia. Depois que aprendi a ser organizado, toda a minha vida mudou, tenho tempo para fazer muitas coisas, e sou grato a Deus por isso. 

5. Escreva as tarefas de cada dia em seu caderno.

Agora que você tem um plano, você precisa de um lugar para escrevê-lo! Você também pode ajudar-se a alcançar seus objetivos definindo as coisas na noite anterior. Como parte da minha rotina, eu já deixo pronto várias coisas para a manhã seguinte: minha Bíblia, meus livros, minha roupa do trabalho, o notebook. Em cada dia já escreva o que vai fazer.

6. Escolha um horário para o planejamento semanal.

Escolha um dia por semana para planejar os dias seguintes. Isso irá mantê-lo à frente da coisas e evitará que você fique sobrecarregado. E, como de costume, seja realista com as exigências de sua vida e lembre-se de que o planejamento reduz o estresse; não coloque mais daquilo que você não pode fazer. Faça um plano que funcione para você e você achará sua produtividade muito mais eficaz.

Com amor e gratidão,

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