Porque Jesus nasceu de uma mulher virgem?

O Natal ainda está a alguns meses de distância, mas muito em breve ouviremos uma música familiar ressoando em alguns lugares:

Noite silenciosa, noite sagrada!
Tudo está calmo e tudo está brilhante
Em volta da virgem maria e criança
Sagrado bebê tão meigo e suave
Dorme em paz celestial
Dorme em paz celestial

Cantamos estas palavras com pouca atenção à sua teologia, mas elas levantam uma questão importante. Será que Jesus realmente "nasceu de uma virgem" e, em caso afirmativo, por quê?

Esse problema pode parecer irrelevante, e você pode ficar tentado a não ler esse post. Mas eu encorajo você a ler até o fim, porque a verdade de toda a fé cristã repousa sobre como respondemos a essa pergunta cada vez mais comum.

O pecado existe desde o começo

Todos nós nascemos com um problema de pecado. Não é assim que Deus pretendia que o mundo fosse. Em Gênesis 1, Deus criou um mundo perfeito de acordo com Sua natureza perfeita. Adão e Eva, o primeiro homem e mulher criados, eram seres perfeitos - mas tiveram uma escolha. Eles poderiam continuar a andar à luz do amor de Deus, confiando em Sua bondade e graça, ou poderiam desobedecer a Deus na única coisa que Ele exigia deles (Gênesis 3: 2). Eva e Adão escolheram a desobediência e, nesse momento, a imperfeição entrou no mundo.

O pecado é penetrante; Um pouco disso mancha o todo. Até mesmo a menor quantidade do mal destrói a possibilidade da perfeição, e o pecado de Adão afetou tudo. Mesmo que Eva tenha desobedecido a Deus primeiro, Deus considerou Adão responsável por este primeiro pecado. Como líder de sua família, a desobediência intencional e falha de Adão para proteger Sua esposa da queda espiritual significa que todo ser humano nascido de Sua linha herda uma natureza pecaminosa.

Romanos 5:15 diz: Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.

Por causa de Adão ("um homem"), todos nós nascemos na "morte" (separação de Deus). Lembre-se, se Deus nos aceitasse em nosso estado imperfeito, Ele não seria mais perfeitamente bom e amoroso. Sua incapacidade de nos aceitar não é injusta ou cruel; é necessário para sua natureza. Mas porque Deus é tão perfeitamente amoroso, Ele começou a elaborar um plano para salvar a humanidade da morte. Jesus estava na mente de Deus desde o primeiro pecado de Adão. Quando Deus respondeu ao pecado de Adão e Eva, Ele disse à serpente:

E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15

A descendência da mulher seria um dia Jesus. Porque Jesus não nasceria da linhagem de Adão, Ele nasceria sem pecado. É Jesus quem esmagou a cabeça de Satanás (a serpente) através de Sua morte na cruz. Para fazer isso, ele teve que nascer de uma virgem.

O poder de Deus é evidenciado no Impossível

Quando olhamos para o nascimento de Jesus, devemos também nos lembrar do poder de Deus. Se Deus criou o universo, Ele está acima das leis científicas dentro dele. Isso inclui as leis da reprodução. Como o Criador da vida, Ele pode colocar uma criança no útero dentro e além do desígnio que Ele originalmente estabeleceu no lugar. Com Jesus, o Espírito de Deus residiu em Maria - não de maneira arrepiante e sexual, mas em um santo milagre da vida.

Milagres existem neste mundo. Aqueles com "ouvidos para ouvir" e olhos para ver testemunham a sua existência. Simplificando, se alegarmos acreditar que Deus é Deus, mas não acreditarmos que Ele possa realizar algo tão milagroso quanto o nascimento de uma virgem, não pensamos que Deus é divino. Racionalizar o poder de Deus limita-o à capacidade humana. Contudo, Ele está tão além de nossa compreensão que não podemos compreender Sua grandeza:

Bendize, ó minha alma, ao SENHOR! SENHOR Deus meu, tu és magnificentíssimo; estás vestido de glória e de majestade. Ele se cobre de luz como de um vestido, estende os céus como uma cortina. Põe nas águas as vigas das suas câmaras; faz das nuvens o seu carro, anda sobre as asas do vento. Faz dos seus anjos espíritos, dos seus ministros um fogo abrasador. Salmos 104:1-4

O grande poder de Deus é evidenciado através do milagre. Os sinais que Jesus realizou durante o Seu ministério terrestre simplesmente continuaram o início milagroso de Sua vida como o Deus-Homem.

Jesus é a primeira e última esperança para o homem

Por causa do pecado de Adão, todos nós nascidos de sua linhagem estão destinados à separação eterna de Deus. Estamos precisando "salvar" deste destino. No Antigo Testamento, Deus providenciou uma cobertura temporária para a morte espiritual na forma de sacrifícios de animais. Todo o Antigo Testamento atesta como é impossível para os seres humanos agradar a Deus por seu próprio poder. Quando Jesus nasceu, a fumaça de Jerusalém (onde os sacrifícios eram feitos) enchia constantemente o céu. A pecaminosidade do homem parecia impossível de cobrir - e é!

Jesus foi o sacrifício perfeito, mas Ele teve que nascer de uma virgem para ser esse “Cordeiro perfeito”. Porque Jesus era Deus, Ele estava sem pecado. Porque Jesus era homem, Ele poderia estar em nosso lugar.

O trabalho milagroso de Deus através de Maria é tão necessário para a fé cristã quanto o próprio Jesus. Sem o nascimento de uma virgem, Jesus é apenas outro homem pecador e Seu sacrifício em nosso favor não vale nada. Nossa esperança eterna e paz presente repousam completamente na verdade da Palavra de Deus. O nascimento milagroso de Jesus é o fundamento da fé cristã.

Com amor e gratidão,

0 Comentários