É possível ter sempre auto-estima saudável?

Nesta cultura de comparação, competição, capas de revistas retocadas e photoshop e expectativas irrealistas, está se tornando cada vez mais difícil para os homens e mulheres jovens sentirem um saudável senso de auto-estima. Ou eles lutam com altivez e orgulho, excessivamente estimando-se além do que é apropriado e acreditando que são melhores do que todos os outros, ou então eles constantemente se sentem como se não estivessem à altura. Eles se sentem como se não pudessem ser eles mesmos, porque quem eles são não é bom o suficiente, bonito o suficiente,  talentoso o suficiente, ou inteligente o suficiente.

A solução para este problema, no entanto, não é encontrada apenas em olhar para dentro, pensando melhor em nós mesmos, ou nos propondo em nossos corações nos esforçarmos para elevar e estimar os outros mais do que já fazemos. A solução para todos os problemas da vida é sempre finalmente encontrada em Cristo, e a solução para o problema da auto-estima doentia é encontrada em lembrar quem somos Nele. Não se trata de nos tornarmos mais bonitos, de nos prepararmos para o nosso instagram, ou de nos tornarmos uma versão melhor de nós mesmos, para que possamos ter mais facilidade em ter uma auto-estima saudável. Em vez disso, trata-se de lembrar 4 características importantes sobre quem somos em Cristo .

Você é um filho da imagem de Deus

Gênesis 1:27 nos diz que “ Deus criou o homem à sua imagem; na imagem de Deus Ele o criou; homem e mulher os criou ”. Você já tem um grande valor e uma razão válida para um saudável senso de autoestima, querido leitor, porque você foi criado à imagem do próprio Deus. Você foi criado com um cérebro para pensar, processar e raciocinar, um espírito e alma para expressar personalidade, desenvolver interesses e apresentar uma imagem única para o mundo do que significa ser um portador de imagens, um coração para amar e um corpo para servir. Ser feito à imagem de Deus significa que um senso saudável de auto-estima não é apenas possível, mas apropriado também.

Você é um seguidor de Cristo e um embaixador de sua missão

2 Coríntios 5:20 diz: "Agora, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse implorando através de nós: nós imploramos a vocês em nome de Cristo, reconciliem-se com Deus". Podemos cultivar um saudável senso de auto-estima porque de alguma forma, tendo que medir ou impressionar ou imitar os outros, já temos um propósito especial que nos foi dado viver todos os dias de nossas vidas.

Como portadores da imagem de Deus e embaixadores de Cristo, é nossa missão viver a Grande Comissão que nos foi dada por Cristo: “E Jesus veio e lhes falou, dizendo: 'Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide portanto e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado; e eis que estou sempre contigo até o fim dos tempos. (Mateus 28: 18-20).

Isso significa que já temos uma missão importante na vida e uma maneira única de realizá-la como um indivíduo único, com uma personalidade única. Não há razão para nos compararmos constantemente com os outros ou pensarmos que, se de alguma forma simplesmente copiarmos a pessoa certa, ficaremos bem. Não, seja quem Deus te criou e faça o que Ele te criou para fazer!

Você é lindo da maneira que Deus te vê

O Salmo 139: 13-15 diz: “Formei minhas partes interiores; Você me cobriu no ventre da minha mãe. Louvar-te-ei, porque sou feito com temor e maravilha; maravilhosas são as tuas obras, e que a minha alma conhece muito bem. O meu quadro não estava oculto de ti quando fui feito em segredo e habilmente trabalhado nas partes mais baixas da terra.

Normalmente, a área mais comum em que nós, homens e mulheres, lutamos quando se trata de ter auto-estima é na área de nossos atributos físicos, nossa beleza. As belas palavras do Salmo 139 nos asseguram, no entanto, que Deus não cometeu nenhum erro quando Ele formou e modelou de maneira única e complexa cada um de nós. Somos lindos aos Seus olhos, o que significa que podemos nos deliciar e descansar nessa verdade, abandonando a atração cultural de estar constantemente “tornando-se mais bonito”.

Você já é aceito e aprovado por Deus antes da criação do mundo

Quando estamos lutando contra uma visão baixa de nós mesmos e seriamente carentes de auto-estima saudável, pode ser difícil para nós acreditar que somos aceitos e amados por Deus. É aqui que entra a bela verdade de Efésios 1: 4-6! Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.
Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

A verdade é que, se você confiou e acreditou em Cristo como seu Salvador, você foi adotado na família de Deus, totalmente amado, aceito e aprovado por Ele. Ele vê você como sendo um santo redimido em Cristo, alguém que foi lavado no sangue do Salvador e é perfeito à Sua vista. Você nunca precisa se acovardar quando vem a Deus em oração. Você nunca tem que se perguntar se você é "bom o suficiente" para ele. Você nunca precisa se deixar bonito por Ele ou se tornar melhor. Essas são todas as coisas que Ele já fez por nós - Ele disse que podemos nos aproximar Dele com ousadia através da graça de Seu Filho, Ele nos fez novos, e Ele cessou nossos esforços porque Cristo é o suficiente em nosso favor.

Ter um saudável senso de auto-estima não significa bater-se ou se depreciar, para que você não se torne muito orgulhoso ou arrogante. Nem se trata de fixar os olhos em si mesmo e de se maravilhar com o quão bom você é por si mesmo. Em vez disso, trata-se de lembrar não tanto quem você é, mas quem você é em Cristo . Não é tanto sobre a sua imagem, mas o Deus cuja imagem você carrega. E não se trata de ser sua própria glória pessoal, mas sim de dar todo louvor, glória e honra àquele que formou você, salvou e redimiu você, e o ama e aceita. Tenha isso em mente, e você não pode errar!

Com amor e gratidão!

0 Comentários