Preciso "Amar a mim Mesmo" ?

Basta entrar e ler alguns posts nas redes sociais, e estamos prestes a ver um artigo ou dois sobre o amor-próprio. Somos aconselhados a “nos amarmos” desde muito cedo, muitas vezes em termos de auto-estima. Se apenas nos amamos o suficiente - a narrativa continua - seríamos mais confiantes, melhores em relacionamentos e mais felizes em nossas carreiras, é claro que eu devo me amar, e que devo me valorizar, mais hoje existe diversos tipos de "amor próprio" e para que servem suas funções, qual é o seu?

Mas o conselho para "aprender a amar a si mesmo" não é tão sábio quanto parece. Para quem sabe a verdade, é completamente antibíblico. A Bíblia nos ensina que somos naturalmente auto-amorosos - na medida em que colocamos a nós mesmos e a nossos próprios interesses em primeiro lugar, sem nunca sermos ensinados a fazer isso. O autofoco vem naturalmente para nós, seja em excessiva vaidade ou em auto-aversão. Em ambos os casos, estamos naturalmente pensando em nós mesmos.

Jesus oferece um caminho diferente. Esse caminho nos permite apreciar nossas identidades dadas por Deus, sem permitir que essas identidades se tornem o nosso tudo-em-tudo, colocando Deus no trono de nossas vida, até porque quando nos amamos demais, idolatramos nós mesmos e as nossas escolhas, sendo assim, tirando Deus do trono de nossas vidas.

Jesus nunca nos ordenou para amar a nós mesmos

E ele lhe disse: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma e com toda a tua mente. Este é o grande e primeiro mandamento. E um segundo é assim: amarás o teu próximo como a ti mesmo. ” (Mateus 22: 37-39)

Em nenhum lugar das Escrituras Jesus - ou Deus Pai - ordena a Seu povo que se ame. Em vez disso, Ele os chama primeiro, para amar o Senhor seu Deus com tudo o que eles têm e, desse amor, honra as pessoas que Ele coloca em seu caminho. Deus não nos manda amar a nós mesmos, porque já sabemos como fazer. Pensamos naturalmente em nossas preferências e inclinações diante dos outros e precisamos aprender a colocar os outros antes de nós mesmos.

Quando nos colocamos na cruz e colocamos Jesus no trono, não é porque precisamos de mais amor-próprio. É porque precisamos amar mais a Deus. Quando amamos a Cristo com tudo o que temos, nossos corações mudam. Temos novos olhos para apreciar nossos corpos e personalidades porque um Deus amoroso nos criou e nos ama tanto que podemos nos aceitar de acordo com Sua graça.

O amor é focado no exterior

O amor é paciente e gentil; o amor não inveja nem se vangloria; não é arrogante ou rude. Não insiste em seu próprio caminho; não é irritável ou ressentido; não se regozija com o erro, mas se alegra com a verdade. O amor tudo suporta, acredita em todas as coisas, espera todas as coisas, suporta todas as coisas. (1 Coríntios 13: 4-7)

Veja o versículo acima. Cada característica do amor é focada no exterior. O amor abençoa os outros, escolhendo o bem maior para essa pessoa - um bem determinado pelo próprio Deus. Como sabemos de João 3:16, “Deus amou tanto o mundo que deu...” O amor sempre nos motiva a sacrificar, comprometer e honrar os outros. Por natureza, isso é amor em ação.

Assim, embora possamos nos apreciar como criações de Deus e aprender a olhar para nós mesmos através dos Seus olhos, não somos chamados a buscar o amor próprio. Somos chamados a buscar o amor por Deus e pelos outros e, através disso, chegamos à paz com nossas identidades.

A melhor perspectiva pessoal é centrada em Cristo

“Eu fui crucificado com Cristo. Não sou mais eu que vivo, mas Cristo que vive em mim. E a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. ” (Gálatas 2:20)

Paulo diz: "Não sou mais eu que vivo". Que declaração! Em essência, ele está dizendo: "Não é mais sobre mim, mas sobre Cristo em mim". A solução para a baixa auto-estima não é pensar em si mesmo mais. É para fixar seus olhos em Cristo! Cristo em você é sua esperança e seu futuro. Esta é a mesma esperança que você dá aos outros quando os ama da maneira que Deus os amou.

Ao aproximar-se de Deus, que em Sua própria natureza engloba toda definição de amor, aprendemos a melhor maneira de nos ver. A melhor auto-perspectiva começa quando olhamos, não no espelho, mas na face de Jesus.

Com amor e gratidão,

0 Comentários