Porque a paciência é algo tão importante?

Toda semana, eu analiso os emails e as perguntas do A Bordo do Mar. Eu quero ajudar a responder algumas perguntas que você possa ter, sobre viver sua vida com Deus e andar na fé! Quero que aqui seja um lugar seguro onde você possa mandar emails e fazer suas perguntas, sejam elas pessoais ou não.

Esta semana, uma pessoa perguntou porque a espera em Deus, (paciência), é algo tão demorado as vezes. 

Clique aqui para participar do Fórum A Bordo do Mar ou enviar seu e-mail com sua pergunta ou dúvida!

A palavra paciência é algo com que se fala com bastante frequência, mas não parece afundar quando realmente precisamos aplicá-la na vida. Você concorda? Você sabe que um dos frutos do espírito é a paciência?

A palavra paciência significa “a capacidade de um sujeito para tolerar ou apoiar uma situação sem experimentar ansiedade ou calma.” ou, em outras palavras, “tolerar por muito tempo”. Nenhum de nós pode alegremente dizer que desfrutamos da tolerância. Todos nós temos um grau em que podemos nos relacionar com algum tipo de tolerar ou esperar, ou períodos de espera indesejados na vida. A Bíblia fala sobre como a paciência é um fruto do espírito.

Mas o fruto do Espírito é: amor, PACIÊNCIA, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22

Por que é importante ser paciente e esperar em Deus? Parte do processo de espera é construir nossa confiança em Deus. Ser paciente nos ensina a prolongar a gratidão. Em uma sociedade que exige acesso instantâneo ao Mundo Avançado, através do clique de um botão, e que tende a ser uma sociedade tecnológica, a paciência pode parecer quase indesejável ou estranha para nós.

As vezes precisamos só de um pouco de paciência para esperar em Deus, e deixar Ele agir em nossas vidas.

Mas porque esperar em Deus e ser paciente é algo tão importante?!

1. Isso nos revela o quanto confiamos em Deus: Quando somos capazes de sofrer por muito tempo e construir o nosso caráter, estamos mostrando ao Senhor que acreditamos que Ele virá. (Hebreus 11)

2. Quando esperamos, construímos nossa força: enquanto esperamos, nos fortaleceremos em nossa perseverança através do sofrimento. Esperar nos ajuda a ser uma pessoa em Cristo mais frutífero.


Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. Isaías 40:31

3. Quando esperamos, construímos nosso caráter: Como diz em Romanos 5: 3-5: "Sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado."

4. A espera nos aperfeiçoa: quando somos testados e não conseguimos o que queremos imediatamente, isso nos ensina a sermos mais gratos pelo que temos.

Porém ele sabe o meu caminho; provando-me ele, sairei como o ouro. Jó 23:10

5. Esperar aumenta nossa confiança por nossas bênçãos: Quando somos tentados no fogo a esperar nos milagres de Deus, isso nos faz ter uma atitude de gratidão e não ter direito de reclamar. Precisamos orar para que Deus se mova no seu tempo perfeito, amém?


Até ao tempo em que chegou a sua palavra; a palavra do Senhor o provou. Salmos 105:19

Assim como um pai, Deus sabe quando dar Suas bênçãos sobre nós e também quando dizer não. Deus sabe o quanto podemos lidar e quando precisamos confiar nEle. Quando temos que sofrer muito, tendemos a nos inclinar mais para a Sua presença do que quando tudo está indo bem.

Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Romanos 8:24-30

Quando sofremos com Cristo, a Bíblia diz que reinaremos com Cristo. Deus não está tão preocupado com o que queremos, mas sim com o que precisamos. Ele quer que sempre confiemos nele, busquemos a Sua Palavra e entremos em Seus portões com gratidão. Deus é sempre bom, não importa se estamos sofrendo ou se estamos em falta ou se estamos em uma época de abundância. Quando Jesus morreu na cruz, foi o suficiente.


E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9

Comente abaixo como você confia em Deus nos tempos de espera.

Com amor e gratidão,

0 Comentários