Como saber se a Bíblia é verdadeira?


Se você está frequentando uma universidade secular, ou se você está envolvido com a cultura (como deveríamos estar!), Você eventualmente terá que ter uma defesa para a sua fé em Cristo. Parte dessa defesa provavelmente terá a ver com a exatidão e inerrância das Escrituras. Os cristãos acreditam que a Bíblia é a inspirada Palavra de Deus: uma compilação de manuscritos escritos por homens de acordo com a liderança e inspiração do Espírito Santo.

Para os secularistas, isso soa absurdo. E antes de discutir este tópico com eles, é importante lembrar que não é seu trabalho convencê-los da verdade das Escrituras! Mas o Espírito Santo pode usar suas palavras para conduzi-los mais profundamente na pesquisa e compreensão do ensino da Bíblia.

Para defender as Escrituras, devemos saber porque acreditamos nisso. Os três pontos seguintes são apenas alguns dos argumentos em defesa da exatidão das Escrituras, e eu os encorajo a fazer mais pesquisas sobre o assunto! Este artigo é um exame muito mais profundo dessa discussão e preencherá as lacunas não abordadas no post de hoje.

Então, como sabemos que a Bíblia é verdadeira? Aqui estão três maneiras.

1. Testemunho ocular

A Bíblia - tanto o Velho como o Novo Testamento - foi escrita por testemunhas oculares dos eventos que ela inclui, ou pelo menos por pessoas próximas às testemunhas oculares (como Lucas, o autor de O Evangelho de Lucas e os Atos dos Apóstolos). Os eventos sobre os quais lemos foram diretamente experimentados pelos autores, e seu testemunho dá credibilidade à mensagem.

Mas e as diferenças na narrativa? Em alguns livros, como os evangelhos, a mesma história está sendo contada - mas por quatro pessoas diferentes. Uma das melhores analogias para explicar essas diferentes narrativas é o exemplo de quatro testemunhas de um acidente de carro, cada uma em um canto diferente da intersecção. Do ponto de vista de uma pessoa, o acidente teria detalhes específicos com base em sua localização e no que ele estava propenso a observar. Mas a pessoa do outro lado da rua teria uma perspectiva diferente e, portanto, uma narrativa diferente - não menos verdadeira que a primeira.

2. Evidência Histórica

Quando as pessoas lutam com as diferentes narrativas da Bíblia, muitas vezes esquecem que temos evidências históricas de muito do que lemos. Arqueólogos estão continuamente encontrando provas da exatidão da Bíblia desde a queda de Jericó até o julgamento de Jesus. Essa evidência histórica, embora não seja necessária para acreditar na Bíblia, certamente apóia o que está contido nela. A Bíblia é um livro histórico que revela o plano redentor de Deus para a humanidade desde a criação até o dia final.

A Bíblia também contém dezenas de profecias sobre o futuro - específicas de Israel e de Jesus. Podemos seguir essas profecias até sua fruição e ver como a Palavra de Deus foi cumprida na história. Este é um testemunho incrível da fidelidade de Deus, para com á Bíblia.

3. Consistência da Doutrina

Por fim, a Bíblia é consistente no que ensina em milhares de anos - e até nos dias atuais. A redenção do homem por Deus tem sido chamada de “fio escarlate” tecida em toda a narrativa bíblica. Vemos o propósito de Deus em Gênesis 3, quando o homem primeiro o rejeitou e exigiu um Salvador, ao livro de Apocalipse de João, quando o Salvador do homem volta para corrigir tudo novamente.

O problema que muitas pessoas encontram ao ler as Escrituras é a leitura de “valor facial”. Eles não estudam as Escrituras em seu contexto histórico e literário, então eles não entendem o que o autor realmente pretendia com suas palavras. Porque tão poucos crentes sabem como estudar a Palavra, eles têm dificuldade em acreditar e defendê-la. Isso deve nos motivar a aprender a habilidade vitalícia do estudo da Bíblia, entender as doutrinas de nossa fé e nos equipar para defendê-la na cultura de hoje.

Por que isso Importa?

Se a Bíblia é inspirada (2 Timóteo 3: 15-16), isso leva a ensinamentos e sabedoria consistentes. Esse é o alicerce de nossa fé em Jesus, que por sua vez leva a obras de fé (1 Tessalonicenses 1:11) e a realização de nossa justiça conquistada por Cristo. À medida que desenvolvemos nossa fé, somos santificados do pecado e glorificamos a Deus com nossas vidas. Mas tudo isso começa com as Escrituras! É a Bíblia que nos equipa para uma mudança de vida - uma mudança de vida que evidencia nossa fé. Isso é muito importante e pode começar com você hoje!

Com amor e gratidão,

0 Comentários