Como superar o pecado?


Sentimentos de apego, ou frustração no pecado, referem-se àqueles hábitos e comportamentos que sabemos que devemos desistir - mas não. Às vezes, resistimos a nos render porque sentimos que o pecado não é "tão ruim" (por exemplo, fofoca, inveja, fornicação, masturbação, mentiras). Outras vezes nos sentimos sobrecarregados com o pensamento de tentar superar o pecado, mas não nos preocupamos em tentar resistir de verdade.

Mas como cremos em Jesus, o pecado não faz mais parte de nossa identidade. Quando o escolhemos, voltamos a um estilo de vida antigo - um estilo de vida que Jesus morreu para remover. Vencer o pecado não é fácil, mas é a vontade de Deus para nós, porque a vontade de Deus para nós é a nossa santificação (1 Tessalonicenses 4: 3).

Quando não sentimos como responder ao chamado de Deus para a santificação, e nos recusamos a nos arrepender de um pecado, isso revela uma condição do coração que precisa do poder do Espírito. A seguir estão quatro passos a serem dados sobre essa questão do pecado em sua vida.

1. Reconheça o que este pecado está fazendo em sua vida.

Primeiro, observe como esse pecado está afetando sua vida. Mesmo pecados “suaves” são ofensivos a Deus, porque Ele é perfeito. Eles o entristecem. E eles nos impedem da paz perfeita com Ele, de ter clareza em nossa tomada de decisão e de colher relacionamentos positivos. Quando semeamos para pecar, colhemos as conseqüências desse pecado. Então seja honesto: como esse pecado afeta sua vida? Talvez você lute com a inveja. Querer o que seus amigos têm - um relacionamento, as últimas roupas, a quantidade de seguidores nas redes sociais - pode não parecer grande coisa. Mas se você realmente observar como a inveja afeta você, provavelmente verá que isso o deixa inseguro, faz com que você gaste muito mais tempo nas redes sociais e deixe você se sentindo deprimido depois.

Precisamos reconhecer o que o pecado está fazendo conosco e parar de ignorar a realidade das consequências.

2. Reconheça que o pecado está prejudicando sua caminhada com Deus.

Segundo, reconheça como esse pecado afetou sua caminhada com Deus. O pecado sempre tem impacto no nosso relacionamento com ele. Se você está se sentindo distante Dele, não quer orar, está entediado com a Bíblia e se sente desconectado na igreja, pergunte a si mesmo: Existe algum pecado que me impede da paz com Ele?

Deus quer que você esteja perto dele. Mas o pecado coloca uma cunha entre vocês porque você reconhece em seu espírito que Deus não pode aceitar o pecado que você está abraçando. Felizmente, Deus fez um caminho para você estar em paz com Ele novamente: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1: 9)

3. Reconheça as desculpas que você está fazendo.

Terceiro, reconheça quaisquer desculpas que você tenha feito por esse pecado. Você tem justificado suas ações porque está cansado, se sente sobrecarregado ou foi injustiçado? Deus vai lidar com as outras pessoas em sua vida. Você não é responsável por eles. Mas você é responsável por você mesmo e como você reage às suas circunstâncias. O pecado é pecado, independentemente da desculpa.

4. Reconheça o que custou a Jesus para você viver em pecado.

Jesus morreu para salvá-lo da conseqüência e do poder eterno do seu pecado. Isso é graça incrível em ação! Mas quando voltamos ao pecado como fiéis, esquecemos o que custou a Jesus pagar nosso preço. Custou tudo a Deus . E Ele amou tanto o mundo que enviou Seu Filho de qualquer maneira (João 3:16).

Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5:14,15.

Por causa do que Jesus fez, nós “não devemos mais viver por nós mesmos”. Em vez disso, devemos permitir que Seu Espírito transforme nossas decisões, deixe de lado nossos hábitos pecaminosos e rejeite qualquer coisa que não seja consistente com nossa identidade Nele.

Deixe tudo na cruz. Pare de dar desculpas para o pecado e reconheça a verdade sobre ele. Em seguida, deite-o e deixe-o nas mãos cheias de cicatrizes. Ele venceu o mundo e pode vencer esse pecado por você. Entregue tudo a Ele.

Com amor e gratidão,

0 Comentários