Por que perdoar alguém me ajuda?


Muitos perguntam: "Como posso perdoar essa pessoa [ou esse amigo] que me machucou e por que eu deveria fazer isso?"

Deixe-me explicar uma coisa para você: O perdão não é tanto sobre a pessoa que você está perdoando, embora possa ajudá-lo em sua cura também. O perdão liberta-o da amargura e da raiva.

Livre-se de toda amargura, raiva, brigas e calúnias, junto com toda forma de malícia. Seja gentil e compassivo com o outro, perdoando um ao outro, assim como em Cristo Deus o perdoou. (Efésios 4: 31-32)

Precisamos perceber que Deus é nossa fonte, nossa esperança, nossa alegria e nosso tesouro. Se tentarmos fugir para qualquer outra fonte ou se alguém nos machucar, então tenderemos a desmoronar e nosso mundo desmoronará. Não devemos guardar rancor como cristãos ou não conseguir superar como alguém nos tratou. Sim, a dor é justificável e o sofrimento parece tão injusto, mas Jesus levou nossos pecados e sofreu por nossos erros. Nós fomos perdoados, então a Bíblia nos ordena a perdoar.

O perdão é tão sério que, na verdade, a Bíblia diz que, se não perdoarmos os outros, Jesus não poderá nos perdoar. Nós apenas nos arrependemos, pedimos a ajuda de Deus e devemos perceber o dano da falta de perdão. JESUS ​​nos pede para perdoar 7 vezes 70! Uau, isso é um monte de vezes, você não concorda? Bem, a Bíblia diz que se a pessoa se arrepender ou parar, você pode perdoá-la. Não queremos ser aproveitados por qualquer meio, mas arrepender-se significa mudar de direção. Precisamos de sincero arrependimento pelo perdão sincero.

  
Pois se você perdoar outras pessoas quando pecarem contra você, seu Pai celestial também perdoará você. Mas se você não perdoar os pecados dos outros, seu Pai não perdoará seus pecados. (Mateus 16: 14-15)

Perdão e Saúde

Os efeitos da falta de perdão são tão prejudiciais que podem afetar sua saúde. Deus nos diz que amargura e inveja podem apodrecer os ossos. Sabemos que a esperança adiada deixa o coração doente. Devemos reconhecer que nossas atitudes do coração podem nos libertar ou nos manter em servidão. Devemos prestar atenção às nossas emoções e como tratamos as pessoas, e também examinar se podemos ser misericordiosos e perdoar a nós mesmos.

Então, observe-se. Se o seu irmão ou irmã pecar contra você, repreenda-os; e se eles se arrependerem, perdoe-os. Mesmo se eles pecarem contra você sete vezes em um dia e sete vezes voltarem para você dizendo “eu me arrependo”, você deve perdoá-los. (Lucas 17: 3-4)

Você é perdoado, então perdoe

Se você se encontra pedindo perdão a Deus, mas raramente perdoa ao seu companheiro de quarto ou ao seu irmão, você pode querer ir à sala do trono de Deus e fazer alguma busca da alma. Se você tem alguém em sua mente que o tenha magoado ou te traiu, peça a Jesus para libertá-lo do cativeiro de amargura, raiva, ira, malícia e falta de perdão. Todos nós precisamos examinar nossos motivos, nossos corações e testar se estamos na fé.

O que é fé? A fé é a certeza, a confiança de que Jesus será fiel (Hebreus 11). Deus virá através de nós; sabemos que Ele sempre trabalha as coisas para o nosso bem, então por que duvidamos? Por que nós seguramos o homem em um pedestal?

Pedestal pode significar 1) “… a base ou suporte no qual uma estátua, obelisco ou coluna é montada”; 2) "uma posição em que alguém é grandemente ou sem crítica admirada."

Quando colocamos alguém no trono de nossos corações, ou não nos apegamos às coisas livremente e temporariamente na Terra, as coisas são quebradas aqui e não podemos esperar que sejam eternas. Somente a Palavra de Deus e o que fazemos para Cristo durarão. Nós devemos ir a Yeshua para nossa esperança e alegria, e através do estouro podemos livremente dar e perdoar.

Seremos felizes e saudáveis ​​porque o modo como as pessoas nos tratam não determina nossa alegria ou nossa paz. Devemos dar nosso coração e mente a Deus e lembrar que Ele segura o mundo inteiro em Suas mãos e enviou Jesus para morrer por todo o mundo. Ele não quer que ninguém pereça, e se quisermos ser semelhantes a Cristo, devemos seguir os caminhos de Jesus. Nós devemos agir como pequenos Cristos se dissermos que o seguimos, amém?

Devemos nos render ao Espírito Santo e sermos graciosos mesmo quando nossos inimigos, familiares ou amigos nos esquecem ou zombam de nós. A Bíblia diz que devemos “dar a outra face”. Você se vê dando “olho por olho”, ou perdoa e deixa ir? Você ama seus inimigos? Você dá o seu manto mesmo àqueles que o incomodam? Devemos verificar nossos corações e amor como Jesus, amém?

Peça a Deus para limpar seu coração de alguém que você precisa perdoar. Saiba que Jesus perdoou você por todos os seus pecados na cruz; você só precisa correr para Ele em oração e em Sua Palavra, a Bíblia. 

Com amor e gratidão,

0 Comentários