O pecado nunca o deixará feliz


Já nascemos esculpidos no castigo de toda árvore do jardim de Deus. Pois a nossa carne morreu para termos uma nova vida em Jesus Cristo.

Mas o que isto significa? Quem morreu quando eu me tornei cristão? Resposta: minha “carne” morreu. “Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne” ( Gálatas 5:24 ). Mas o que significa “carne”? Não é minha pele. Não é meu corpo. Isso pode ser um instrumento de justiça ( Romanos 6:13 ). Não, não o corpo.

O que então? Vemos a resposta nos tipos de obras que a carne faz. “As obras da carne” são coisas como idolatria e conflitos , raiva e inveja ( Gálatas 5: 19-21). Estas são atitudes , não apenas atos imorais do corpo.

O que é a carne?

Muitas das vezes gostamos de brincar com a nossa carne, mas não imaginamos para onde ela pode nos levar. Por isso que seguir a Jesus existe grandes escolhas e renúncias a serem tomadas, mas o resultado é o céu ou o inferno “.

A coisa mais próxima de uma definição bíblica da carne é Romanos 8: 7-8 : “A mente que está fixada na carne é hostil a Deus, pois não se submete à lei de Deus; Na verdade, não pode. Os que estão na carne não podem agradar a Deus. “A carne é o velho e é o que se rebelou contra Deus. Na carne, eu era hostil e insubordinado. Eu odiava o pensamento de admitir que estava doente do pecado. Na carne, confiei na minha sabedoria, não na de Deus. Então, nada que fiz na carne poderia agradar a Deus, porque “sem fé é impossível agradá-lo” ( Hebreus 11: 6 ). A carne não faz nada da fé.

Então, “a carne” é o antigo eu auto-dependente e sem fé. Foi o que morreu quando Deus me salvou. Deus apertou as artérias no meu antigo coração de pedra. E quando ele morreu, ele o tirou e me deu um novo coração ( Ezequiel 36:26 ).

Qual é a diferença entre esse novo coração que vive e o antigo que morreu? A resposta é dada em Gálatas 2:20 : “Eu fui crucificado com Cristo. . . . E a vida que agora vivo na carne vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim “. O velho coração que morreu confiou em si mesmo; E agora eu entrego todos os dias o meu coração a Cristo Jesus.

Combatendo o pecado por confiar em Jesus
Como as pessoas lutam contra o pecado? Elas lutam com o pecado confiando no Filho de Deus. Eles estão mortos para as mentiras de Satanás. Nós cristãos paramos de se enganados por Satanás é confiando que os caminhos e as promessas de Cristo são melhores que os de Satanás.

Essa maneira de lutar contra o pecado é chamada de “luta da fé ” ( 1 Timóteo 6:12 ; 2 Timóteo 4: 7 ). As vitórias desta luta são chamadas de “obras de fé ” ( 1 Tessalonicenses 1: 3 ; 2 Tessalonicenses 1:11 ). Nesta guerra, os cristãos “se tornam santos pela fé” ( Atos 26:18 ).

A tentação vêm para nos afastar da glória de Deus, mas se estivermos firmes, conseguiremos vence-lo de forma gloriosa. E o pecado jamais nos entristecerá, pois vencermos juntos de Cristo.

Pensemos então nessa luta de fé. Não é como jogos de guerra com balas de borracha. A Eternidade está em jogo. Romanos 8:13é um versículo-chave: “Se você viver de acordo com a carne, você morrerá, mas se pelo Espírito você matar as ações do corpo, você viverá”. Isto está escrito para professar cristãos e O ponto é que a nossa vida eterna está pendurada em nossa batalha contra o pecado. Isso não significa que ganhamos a vida eterna ao matar o pecado. Não, é “pelo Espírito” que lutamos. É por Jesus pois só Ele receberá a glória, e não nós.

Nem os romanos 8:13 significam que lemos com uma ansiosa sensação de incerteza sobre vencer. Pelo contrário, mesmo quando lutamos, temos confiança de que “aquele que começou um bom trabalho em [nós] o completará no dia de Jesus Cristo” ( Filipenses 1: 6 ). Nem Romanos 8:13 significa que devemos ser perfeitos agora em nossa vitória sobre o pecado. Paulo renuncia a qualquer reivindicação à perfeição: “Não que já tenha obtido isso ou já seja perfeito, mas eu insisto para fazer o meu próprio dever, porque Cristo Jesus me fez o seu” ( Filipenses 3:12 ).

Deus requer o seu combate
A exigência em Romanos 8:13 não é pecado, mas combate mortal com o pecado. Isto é absolutamente essencial na vida cristã. Caso contrário, não damos provas de que a carne tenha sido crucificada. E se a carne não foi crucificada, não pertencemos a Cristo ( Gálatas 5:24 ). As apostas nesta batalha são muito altas. Não estamos jogando jogos de guerra. O resultado é o céu ou o inferno.

Como, então, as pessoas mortas “matam as ações (pecaminosas) do corpo”? Respondemos: “Pela fé!” Mas o que isso significa? Como lutas contra o pecado com fé?

Suponha que eu esteja tentado a desejar. Alguma imagem sexual aparece no meu cérebro e acena para persegui-lo. A maneira como essa tentação obtém o seu poder é persuadindo-me a acreditar que ficarei mais feliz se eu seguir. O poder de toda tentação é a perspectiva de que me fará mais feliz. Ninguém sai do dever quando o que ele realmente quer é fazer o certo.

“A fé não é apenas acreditar que Cristo morreu e por nossos pecados, e que vamos para o céu, mas também que ele é muito melhor do que o pecado”.

Então, o que eu deveria fazer? Algumas pessoas diriam: “Lembre-se do mandamento de Deus de ser santo ( 1 Pedro 1:16 ) e exerça sua vontade de obedecer porque ele é Deus!” Mas falta algo desse documento: fé . Muitas pessoas se esforçam para a melhoria moral, que não pode dizer: “A vida que agora vivo na carne vivo pela fé ” ( Gálatas 2:20 ). Muitas pessoas tentam amar, que não percebem que o que conta é ” fé trabalhando através do amor” ( Gálatas 5: 6 ). A luta contra a luxúria (ou ganância ou medo ou qualquer outra tentação) é uma luta de fé . Caso contrário, o resultado é legalismo.

Lutando contra o pecado pelo Espírito
Quando a tentação de concupiscência vem, Romanos 8:13 diz: Se você o mata pelo Espírito, você viverá. Pelo Espírito! O que isso significa? De todas as armaduras, Deus nos oferece para lutar contra Satanás, apenas uma peça é usada para matar: a espada. É chamada a espada do Espírito ( Efésios 6:17 ). Então, quando Paulo diz: “Mate o pecado pelo Espírito “, considero que isso significa: “Depende do Espírito, especialmente de sua espada”.

Qual é a espada do Espírito? É a palavra de Deus ( Efésios 6:17 ). Aqui é onde a fé entra. “A fé vem de ouvir e ouvir através da palavra de Cristo” ( Romanos 10:17 ). A palavra de Deus corta a neblina das mentiras de Satanás e me mostra onde a felicidade verdadeira e duradoura e encontrada. E assim a palavra me ajuda a deixar de confiar no potencial do pecado para me fazer feliz e, em vez disso, me atrai para confiar na promessa de alegria de Deus ( Salmo 16:11 ).

Eu me pergunto quantos discípulos hoje percebem que a fé não é apenas acreditar que Cristo morreu por nossos pecados. A fé também está confiando que o seu caminho é melhor do que o pecado. Sua vontade é mais sábia. Sua ajuda é mais segura. Suas promessas são mais preciosas. E sua recompensa é mais satisfatória. A fé começa com um olhar para trás na cruz, mas vive com um olhar direto sobre as promessas de Deus. Abraão “cresceu forte em sua fé . . . Plenamente convencido de que Deus conseguiu fazer o que prometeu “( Romanos 4: 20-21 ). “A fé é a garantia das coisas esperadas” ( Hebreus 11: 1 ).

Quando a fé tem a vantagem em meu coração, estou satisfeito com Cristo e suas promessas. Isto é o que Jesus quis dizer quando disse: “Quem crê em mim nunca terá sede” ( João 6:35 ). Se minha sede de alegria, significado e paixão são satisfeitas pela presença e promessas de Cristo, o poder do pecado está quebrado. Nós não custamos a oferta de carne de sanduíche quando podemos ver o bife chiando na grelha.

A satisfação mata o pecado

“Se a minha sede de alegria, sentido e paixão são satisfeitas por Jesus, o poder do pecado é quebrado”.

A luta da fé é a luta para ficar satisfeito com Deus. “Pela fé, Moisés. . . [ Abandonou ] os prazeres fugazes do pecado. . . . Ele [olhou] para a recompensa “( Hebreus 11: 24-26 ). A fé não se contenta com “prazeres fugazes”. É voraz de alegria. E a palavra de Deus diz: “Na sua presença [de Deus] há plenitude de alegria; À sua direita são prazeres para sempre “( Salmo 16:11 ). Assim, a fé não será desviada para o pecado. Não vai desistir tão facilmente na busca da máxima alegria.

O papel da palavra de Deus é alimentar o apetite da fé por Deus. E, ao fazê-lo, despreza meu coração do sabor enganoso da luxúria. No início, a luxúria começa a enganar-me para sentir que eu realmente sentirei falta de grande satisfação se seguisse o caminho da pureza. Mas então eu pego a espada do Espírito e começo a lutar.

Eu leio que é melhor arrancar meus olhos do que a luxúria ( Mateus 5:29 ). Eu leio isso se penso em coisas puras, adoráveis e excelentes, a paz de Deus estará comigo ( Filipenses 4: 7-8 ). Eu leio que estabelecer a mente na carne traz a morte, mas estabelecer a mente no Espírito traz vida e paz ( Romanos 8: 6 ). E enquanto oro para que minha fé seja satisfeita com a vida e a paz de Deus, a espada do Espírito espreita o açúcar do veneno da luxúria. Eu vejo isso pelo que é. E pela graça de Deus, seu poder sedutor está quebrado.

Fe dianteira
É assim que as pessoas mortas lutam contra o pecado. Isto é o que significa ser um cristão. Nós estamos mortos no sentido de que o velho eu não incrédulo (a carne) morreu. No seu lugar há uma nova criação. O que o torna novo é fé . Não apenas uma crença voltada para a morte de Jesus, mas uma crença voltada para o futuro nas promessas de Jesus. Não apenas ter certeza do que fez, mas também estar satisfeito com o que ele fará.

Com toda a eternidade pendurada no equilíbrio, lutamos contra a luta da fé. Nosso principal inimigo é a mentira que diz que o pecado tornará o nosso futuro mais feliz. Nossa principal arma é a verdade que diz que Deus fará nosso futuro mais feliz. E a fé é a vitória que supera a mentira, porque a fé está satisfeita com Deus.

“O desafio não é apenas fazer o que Deus diz porque ele é Deus, mas desejar o que Deus diz porque ele é bom”.

O desafio ante nós, portanto, não é apenas fazer o que Deus diz porque ele é Deus, mas desejar o que Deus diz porque ele é bom. O desafio não é apenas buscar a justiça, mas preferir a justiça. O desafio é levantar-se pela manhã e meditar com oração nas Escrituras até experimentar a alegria e a paz ao acreditar nas “promessas preciosas e muito boas” de Deus ( Romanos 15:13 , 2 Pedro 1: 4 ). Com essa alegria diante de nós, os mandamentos de Deus não serão pesados ( 1 João 5: 3 ), e a compensação do pecado parecerá breve e muito superficial para nos atrair.

Obrigado por ler!

Que Deus te abençoe!

0 Comentários