Ele veio muito antes do Natal, e trouxe consigo a eternidade




A glória do Natal que não é o começo de Cristo.

Muito antes desse primeiro Natal, sua história tinha começado - não apenas em várias profecias, mas em uma pessoa divina. O Natal pode ser a abertura de um novo capítulo, mas não é o começo de Cristo.

O Natal realmente marca uma concepção e um nascimento. Ensaiamos a magnífica canção de submissão de Maria e a visita dos pastores para homenagear o filho recém nascido, e lemos que " trouxe todas essas coisas, ponderando-as em seu coração" ( Lucas 2:19 ). Para meros seres humanos, sem dúvida, tal é a matéria de nossas origens. Antes dos primórdios terrenos, simplesmente não existimos.

Mas não é assim com o Filho de Deus. Seu "surgimento é antigo, desde tempos antigos" ( Miquéias 5: 2 ). Ao contrário de qualquer outro nascimento humano, o Natal não é um começo, mas um tornar-se. O Natal não é seu começo, mas sua comissão. Ele não foi criado; Ele veio.

Nenhum outro humano na história do mundo compartilha dessa glória peculiar. Tão notável como o seu nascimento virgem, sua preexistência o separa ainda mais distintamente, mesmo quando ele é totalmente humano.


1. Ele existiu antes da encarnação.

Jesus Cristo existiu antes de ser feito homem na encarnação. O próprio Jesus fez a afirmação, tão impressionante - e até mesmo ofensivo aos sentimentos judaicos do primeiro século, tão ofensivo que "eles pegaram pedras para jogá-lo" - quando ele disse: "Na verdade, de verdade, eu digo para você, antes que Abraão fosse Eu sou "( João 8: 58-59 ). Verdade como era, esta realidade chateante não passou muito melhor em João 6 . "E se você visse o Filho do Homem subindo para onde ele estava antes?" . . . Depois disso, muitos de seus discípulos voltaram e não mais caminharam com ele "( João 6:62 , 66 ).


"Ao contrário de qualquer outro nascimento humano, o Natal não é um começo, mas um tornar-se. Cristo não foi criado; Ele veio."

Mas aqueles que receberam olhos para ver a glória não voltaram; seu número incluiria, eventualmente, Paulo e o autor de Hebreus. Melquisedeque, que viveu mil anos antes de Jesus, lembrava o Filho de Deus "não tendo início de dias nem fim de vida" ( Hebreus 7: 3 ). E a geração do deserto de Israel "bebeu da Rocha espiritual que os seguiu e a Rocha era Cristo" ( 1 Coríntios 10: 4 ). Além disso, quatro refúgios do Novo Testamento unem-se ao coro de que a pessoa de Cristo existiu muito antes desse primeiro Natal.


Ele veio


O Evangelho de Marcos abre sob a bandeira de Jesus, como o próprio Jeová veio à terra ( Marcos 1: 1-3 ). Ele veio de fora do reino criado, em nosso mundo, para trazer o salvamento prometido por Deus. "O filho do homem veio . . . para dar a sua vida como um resgate por muitos "( Mateus 20:28 , também Marcos 10:45 e Lucas 19:10 ). Em João, a linguagem de vir, como em João 6:62, é descendente . "O Filho do Homem desceu do céu" ( João 3:13 ). Os seres humanos não desciam; Eles começam.
Mais uma vez, Paulo e os Hebreus seguem no despertar do Evangelho. "Cristo veio ao mundo" ( Hebreus 10: 5 ), e em um dos resumos evangélicos mais concisos e potentes, "Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores" ( 1 Timóteo 1:15 ). Relacionado com a chegada é a manifestação . "Ele se manifestou na carne" ( 1 Timóteo 3:16 ). "Ele foi conhecedor antes da fundação do mundo, mas foi manifestado nos últimos tempos por causa de você" ( 1 Pedro 1:20 ).


Ele se tornou


Por si só, o "tornar-se" não exigiria a preexistência. A chave é perguntar o que era antes de se tornar. Ele era divinamente rico e tornou-se humanamente pobre ( 2 Coríntios 8: 9 ). Ele estava na "forma de Deus", então tomou "a forma de um servo" ( Filipenses 2: 6-7 ). Aquele que era infinitamente alto, porque ele era deus, tornou-se um pouco menor do que os anjos, porque se tornou homem ( Hebreus 2: 9 ).
Seu "tornar-se" não era deixar de ser o que havia sido antes, mas um "assumir" ( Filipenses 2: 7 ) de carne e sangue humanos. O Filho totalmente divino acrescentou plena humanidade a sua pessoa.


Ele foi enviado


Os profetas foram enviados sem preexistir, mas não com o próprio Filho de Deus. Ele foi enviado de fora do mundo da carne, para redimir seu povo. O contexto é fundamentalmente diferente quando falamos sobre o envio do Filho eterno, em vez de simples mensageiros humanos.

Na parábola dos inquilinos, o dono da vinha, por fim, enviou seu "filho amado" ( Marcos 12: 6 ), decisivamente distinto em relação aos outros servos que havia enviado antes. "Quando chegou a plenitude do tempo", escreve Paulo em Gálatas 4: 4 , "Deus enviou seu Filho, nascido de mulher". Deus não tomou um humano já nascido e enviou-o; Ele enviou seu próprio Filho divino para ser humano. Da mesma forma, no sacrifício de seu Filho, Deus fez o que nós humanos não-preexistentes não podíamos fazer por nós mesmos: "Ao enviar seu próprio Filho à semelhança da carne pecadora e do pecado, condenou o pecado na carne" ( Romanos 8: 3 ).


Ele foi dado


Finalmente, e talvez mais memorável, o Cristo preexistente foi dado. "Deus amou tanto o mundo, que deu o seu único filho" ( João 3:16 ). O sacrifício de Cristo perde toda a sua força como expressão do amor de Deus se Jesus não preexistiu sua encarnação.
O Monte Everest de promessas bíblicas pressupõe preexistência do Filho em dizer que Deus “não poupou seu próprio Filho, mas entregou -o por todos nós” ( Romanos 8:32 ).


2. Ele existiu antes da criação.

Mas não só Cristo preexistiu aquele primeiro Natal; Ele também preexistiu toda a criação. É difícil imaginar que o Novo Testamento seja mais claro nessa conta. Quando o confessou que ele era "gerado pelo Pai antes de todos os mundos", isso ocorreu no firme fundamento da Escritura.
O Evangelho de João abre com a declaração,
No princípio era a Palavra e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ele estava no começo com Deus. Todas as coisas foram feitas através dele, e sem ele não havia nada feito que fosse feito. ( João 1: 1-3)
A carne humana não se tornou a Palavra. O Verbo eterno tornou-se carne. Assim também, Colossenses 1: 16-17 :
Por ele, todas as coisas foram criadas, no céu e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos ou domínios ou governantes ou autoridades - todas as coisas foram criadas por ele e por ele. E ele é antes de tudo, e nele todas as coisas se mantêm unidas.
Cristo foi "conhecedor" por Deus, não apenas antes de sua encarnação, mas "antes da fundação do mundo" ( 1 Pedro 1:20 ). E então ele reza em João 17: 5:"Agora, Pai, glorifique-me na sua própria presença com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse".


3. Ele é pré-existente porque ele é Deus.

Que Cristo existia antes de sua encarnação, e mesmo antes da fundação do mundo, é finalmente uma função de sua divindade. Ele é primeiro e último, Alfa e Omega ( Apocalipse 1: 8 ), porque ele é deus.

"Jesus é antes, e ele é melhor do que qualquer coisa no mundo criado".

O Natal é muito mais do que a celebração do nascimento de um grande homem. O próprio Deus, na segunda pessoa da Divindade, entrou em nosso espaço e em nossa frágil humanidade, cercado por nossos pecados, para nos resgatar. Ele veio. Ele se tornou um de nós. Deus enviou Deus. O Pai deu o seu próprio Filho para nós e para a nossa salvação.


Jesus é melhor

Como uma sociedade materialista marca o seu momento mais material do ano no Natal, a preexistência de Cristo antes de todas as coisas criadas nos lembra de sua prioridade e preciosidade acima de cada coisa, todo presente e festa, todas as árvores, luzes e risos , velas e bolos. Certamente, isso é o que a sua preexistência significa para nós - prioridade e preciosidade acima e além de qualquer outra coisa que não seja preexistente.

Jesus é antes, e ele é melhor do que qualquer coisa no mundo criado. E sua preexistência chama-nos com a linda lembrança de que é apropriado que tal seja o maior tesouro em nossos corações.

Obrigado por ler
Que Deus te abençoe
Jamerson Victor

0 Comentários