Como superar o ciúme.



Eu não sou um cara muito ciumento. Eu sinto ciúmes às vezes, mas muitas vezes passa muito rapidamente e sem a intensidade quase queimando, algumas pessoas parecem experimentar.
Ainda assim, claro que pensei sobre este problema e encontrei algumas maneiras de superá-lo quando ele surge dentro. Na maioria das vezes meu ciume cresce só na questão da amizade, pois penso que estou perdendo meu amigo para outra pessoa. Espero que este artigo possa ajudá-lo a diminuir esse sentimento destrutivo em sua vida.

Pare de se comparar com os outros.


Comparar o que você tem com o que os outros têm é uma boa maneira de se tornar infeliz. Alimentar o seu ego quando você compra um carro melhor ou consegue um emprego melhor do que outra pessoa. Você se sente bem por um tempo.
Mas essa mentalidade e o foco em comparar sempre acabam em você percebendo alguém que tem mais do que você. Que alguém tenha um emprego ou um carro ainda melhor que você. E assim você não se sente tão bem mais.
A coisa é que sempre há alguém com melhor ou mais que você. Então você nunca pode “ganhar”. Você apenas se sente bem por um tempo e então você não se sente.
Uma maneira mais útil de comparar é simplesmente comparar-se a si mesmo. Veja como você cresceu e o que alcançou. Aprecie o que você fez e o que você tem, até onde chegou e o que está planejando fazer. Isso fará com que você fique mais positivo e emocionalmente estável, já que não está mais comparando e sentindo inveja do que a outra pessoa tem que você não tem.

Desenvolva uma mentalidade de abundância.

O ciúme muitas vezes parece vir de uma escassez percebida em alguma área da sua vida. Talvez você se sinta ciumento porque outra pessoa conseguiu o emprego que queria. Ou porque alguém teve a oportunidade que você esperava. Talvez você esteja com ciúmes porque tem medo de perder alguma coisa e sentir que, se o fizer, terá atingido o fundo do poço.
Comparar-se com os outros parece ser um sintoma dessa crença de escassez. E você se sente ciumento porque outra pessoa conseguiu uma daquelas coisas ou oportunidades escassas que você queria.

Concentrar sua mente na escassez pode realmente estragar seus pensamentos, sentimentos e vida. Pode causar emoções negativas muito mais fortes do que é realmente razoável. E você fica realmente preso ao ciúme, intensificando-o, tornando-o mais forte e duradouro, alimentando-o com mais pensamentos e energia emocional.

Para sair dessa mentalidade confinante e destrutiva, você pode desenvolver uma mentalidade de abundância. Uma mentalidade de abundância lhe diz que há sempre novas oportunidades e oportunidades.

Que sempre há novas oportunidades de negócios para encontrar, novos testes na escola para levar e novas pessoas para amar / fazer amizade. Isso alivia grande parte da pressão que você pode sentir se você tem uma mentalidade de escassez que faz você pensar que você só tem essa chance agora. Ou faz você se sentir como um fracasso total só porque você tropeçou e as coisas não deram certo.
Uma mentalidade de abundância permite que você sinta mais uma liberdade emocional interna e isso torna você mais relaxado e positivo. Acredito que desenvolver uma mentalidade de abundância é o passo mais importante para reduzir ou superar o ciúme, porque quando você sente que há sempre uma abundância, então há pouco para sentir inveja. E sempre que sentir que o ciúme começa a se infiltrar, você pode parar ou reduzir drasticamente seu poder sobre você, mudando seu foco da escassez para a abundância no mundo.

Entregue. E desenvolva o hábito de não identificar tanto seus pensamentos e emoções.


Embora apenas mudar meu foco para a abundância geralmente pareça funcionar para superar o ciúme, eu pensei que eu compartilharia outro caminho também tem sido útil. Este método é útil se você carrega a emoção negativa por um tempo e não consegue se livrar dela.
E é basicamente isso: pare de lutar contra o seu ciúme. Entregue-se a ele e aceite-o. Isso pode soar contra-intuitivo. Mas a coisa é que você está alimentando o ciclo emocional com mais energia, resistindo à emoção.
Quando você se entrega à emoção e deixa entrar, você para de alimentar. E isso vai embora. Aqui está uma maneira prática de fazer isso:
Diga sim ao sentimento.
Entregue-se e deixe-o entrar. Observe o sentimento em sua mente e corpo sem rotulá-lo ou julgá-lo . Se você deixar entrar - para mim, a sensação muitas vezes parece se localizar fisicamente no meio do meu peito - e apenas observá-la por talvez um minuto ou dois, a sensação simplesmente desaparece.
Eu também recomendo não identificar tanto com seus pensamentos e emoções. Isso basicamente significa que você percebe, aprende e lembra que não são seus pensamentos ou emoções.
Você é quem os observa. São apenas coisas que passam por você.
Se você aprender a identificar menos com seus pensamentos e emoções, então você não tem que fazer o exercício acima com tanta frequência. Você apenas aceita seus pensamentos e sentimentos de uma forma mais automática e os deixa passar sem ficar todo envolvido neles.

Pense no que há para você.


Eu não sei se esse método analítico funciona para muitas pessoas. Mas eu acho que é útil em muitos casos quando tenho pensamentos negativos ou quando estou me comportando de uma maneira menos que útil.

Basicamente, eu me pergunto: o que há para mim? E cada vez que eu volto a essa pergunta e comportamento negativos eu me lembro dessa pergunta e da resposta.
Isso me reforça a falta de sentido do que estou pensando. E muitas vezes eu penso comigo mesmo: “Ah, estou sendo idiota novamente. Hora de se concentrar em algo útil / divertido / positivo em vez disso.

Perguntar a si mesmo o que há para você é uma boa maneira de encontrar distância de seus pensamentos e comportamentos e motivar-se a deixar as coisas menos úteis sempre que puder.

Pense no que seu ciúme está lhe dizendo.


Esta é uma maneira interessante e útil de olhar para o ciúme.
Então, pensar no que seu ciúme lhe fala sobre você pode ajudá-lo a aprender mais sobre você mesmo, o que você teme e como você pode estar enganando a si mesmo. Pense no que é refletido quando você sente inveja de outra pessoa.

É um medo de rejeição? De não ser bom o suficiente?
Ou o medo de que você perderá algo / alguém / alguma parte de si mesmo a que você se sente muito ligado? Se sim, por que você está se sentindo tão apegado?

Tente encontrar uma solução ou ajuda - de livros, pessoas, internet etc. - por qualquer que seja o medo ou a crença dentro de você que você acha que está fazendo você sentir o ciúme. Pergunte a si mesmo: o que o ciúme pode revelar para mim? Como posso crescer como pessoa?

Quais são suas melhores dicas para superar o ciúme?


Com Carinho, obrigado por Ler!
Que Deus te abençoe.
xx, Jamerson

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