A soberania de Deus e o pecado


 
Nenhuma tentação ultrapassou você, mas o que é comum ao homem; E Deus é fiel, que não permitirá que você seja tentado além do que pode, mas fará com a tentação também a fuga para que possa suportar. ( 1 Cor. 10:13 )
Seria correto argumentar a partir deste texto, como alguns fazem, que uma vez que os crentes, de fato, às vezes sucumbem à tentação, é unicamente devido à sua própria autodeterminação e não em absoluto à disposição soberana de Deus dos eventos? Se este fosse um argumento válido, pelo menos duas coisas seguirão o que, em meu julgamento, são contrárias a outros ensinamentos do Novo Testamento.

Confiança sem fundamento

1) Os crentes já não podem ter confiança de que perseverarão até o fim na fé e assim serão salvos. É preciso perseverar na fé, se ele deve ser salvo (1 Cor. 15: 2 ; Col. 1:23 ; Mc 13:13. ). Mas muitas tentações surgem na vida que ameaçam a fé e chamam a realidade de Deus e da redenção em questão. Que garantia o crente de que ele suportará e assim será salvo? De acordo com o argumento acima, ele pode ter quase nenhuma garantia porque o argumento desse argumento é limitar a influência de Deus sobre o crente na medida em que se o crente cede à tentação ou não é finalmente determinado pelo crente e não por Deus. O objetivo do argumento é fazer de Deus um oferente de poder, não um executor eficiente desse poder no crente. Portanto, uma vez que o crente é finalmente autodeterminante, sua perseverança na fé e conseqüentemente sua salvação é finalmente determinada por si mesmo. Isso resulta no declínio da confiança, pois para todos ele sabe que ele pode encontrar alguma tentação amanhã que ele não vai suportar; Ele pode fazer naufrágio de fé e se perder.


Tudo isso se segue, penso eu, a partir da consideração de que toda tentação é uma sedução para abandonar nossa confiança e alegria na misericórdia de Deus e confiar e encontrar mais prazer em outras coisas. O argumento para a autodeterminação afirma que o que o crente se deleita na maioria é determinado não pelo Espírito Santo que mora dentro dele, mas de alguma forma pela própria vontade soberana do crente. Como inconstante como os nossos desejos são de dia para dia e de ano para ano, como faço para saber se dentro de algumas semanas eu poderia desejar outra coisa mais do que o puro leite da bondade de Deus ( 1 Pedro 2: 2-3. )? Que o crente deve ter maior confiança do que isso resulta da segunda implicação do argumento que eu afirmei no início.

Minando a Escritura

2) A segunda implicação do argumento para a auto-determinação do crente é que Filipenses 2:13 , em seguida, torna-se falsa. Paulo diz ali: “É Deus que opera em vós, querendo, quer trabalhando para o seu beneplácito”. Esta declaração ousada do domínio soberano de Deus sobre o crente leva Paulo a dizer outras duas coisas. Ele o leva a uma expressão de confiança: “Estou certo de que isto mesmo, que aquele que começou a boa obra em você vai trazê-lo para conclusão no dia de Jesus Cristo” ( Fl 1: 6. ). E em segundo lugar o controle soberano de Deus sobre os crentes leva Paulo para comandar os crentes a trabalhar a sua salvação ( Fp. 2:12 ). Note bem, não é a obra do crente que funda e inicia a obra de Deus. O oposto é o caso: você trabalha, pois Deus já está trabalhando em você para realizar o que deseja.


Os desejos dos crentes para a justiça são devidas para os olhos abertos de Deus do seu coração ( Ef. 1:18 ), para que ele possa ver a sua glória irresistível.Cada ato de obediência cristã é um dom de Deus ( Gl 2:20. ; 1 Cor 15:10. ). Cada ato de amor é causada pelo Senhor ( 1 Ts. 3:12 ). Somos feitura dele, seu pote de barro, o poema, e todas as nossas boas ações foram preparadas para as idades ( Ef. 2:10 ). Esta é apenas outra maneira de dizer que toda a tentação duradoura é o resultado de Deus operando em nós a vontade e para fazer o seu bom prazer.

Dada a condição natural do homem à parte do Espírito Santo, ele se renderá ao pecado invariavelmente; ele é o escravo do pecado ( Rm 6:17. , 20 ; 8: 3-8 ).Portanto, cada instância de virar-se do pecado para a justiça deve-se à irresistível obra de Deus, que transforma a mente e o coração para que o crente prefira a justiça sobre o pecado. Concluo, portanto, que nenhum cristão determina, em última instância, se ele vai superar a tentação de pecar. Deus determina isso.

O olhos de Deus no pecado do homem

Segue-se que quando um crente cede à tentação, desejando pecar mais do que a Deus, é porque Deus permitiu que o pecado ou a carne ganhasse a ascendência no momento. Ele não causa o pecado da mesma maneira que ele faz a obediência. A obediência que ele provoca por uma influência positiva da renovação, porque ele se deleita em santidade por sua própria causa. O pecado só ocorre na vida do crente se Deus permitir que as tendências naturais do homem se reafirmem temporariamente. E ele não faz isso por qualquer prazer no pecado, mas por um prazer no fim maior que será alcançado. Podemos nem sempre entender seus projetos, mas não precisamos duvidar de sua sabedoria, poder e misericórdia para nos levar até a glória no fim. É muito provável que, se Deus não nos permitisse provar o poder do pecado de vez em quando, começássemos a sentir-nos confiantes e não apreciaríamos tão intensamente nossa redenção. Assim, a ação de graças e o louvor abundarão para Deus em maior medida, porque ele trouxe seu povo através de lutas e fracassos para aperfeiçoar a vitória no final.



Agora podemos voltar a 1 Coríntios 10:13 para ver se ele entra em conflito com essas coisas. Se analisarmos o que realmente está acontecendo em tentação ficará evidente, creio eu, que só há uma coisa que fornece “escapar” de ou resistência da tentação, ou seja, algum tipo de evidência de que Deus é preferível ao pecado estamos sendo tentado com . Talvez alguma promessa ou ameaça ou comando venha à nossa mente da Bíblia, como aconteceu com Jesus quando foi tentado. Ou talvez recordemos uma experiência que tivemos da bondade de Deus. Talvez um amigo fale uma palavra de encorajamento sobre a glória e beleza de Deus. Em qualquer destes caminhos, e muitos outros, a evidência vem a nós que Deus deve ser desejado mais do que o pecado. Esta evidência é a fuga disponível para nós.

1 Coríntios 10:13 declara que Deus nunca vai deixar-se sem um testemunho de sua superioridade sobre todas as seduções pecaminosas. Mas o texto não promete que Deus de fato manterá um cristão de ceder à tentação. Ela promete que a causa suficiente da obediência sempre será dada na hora da tentação, ou seja, alguma evidência de que Deus é mais desejável do que o pecado. Se um cristão se dará conta da verdade dessa evidência, isto é, se a evidência o levará a preferir Deus neste julgamento não é discutido neste texto. A promessa tem uma cláusula implícita: Você pode suportar qualquer tentação , se você quiser mal bastante. Você não será tentado além de sua capacidade , se você está confiando e deliciando-se com Deus mais do que o que você está sendo tentado na direção “.

O importante é notar que este texto não trata da questão teológica mais básica sobre o porquê de escolher confiar em Deus ao mesmo tempo e em outra coisa em outro tempo. Portanto, o texto não pode ser usado para provar que a razão que eu faço isso é o meu próprio poder inalienável de autodeterminação.Romanos 12: 3 seria, pelo contrário, sugerir que Deus regula a quantidade de dependência nele eu tenho. Mas que podemos salvar para outra hora.

Que Jesus te abençoe, obrigado por ler!

0 Comentários